DIABETES: ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A DOENÇA

No mundo mais de 380 milhões de pessoas possuem diabetes e no Brasil 14,3 milhões de pessoas têm diabetes. E esse número está crescendo.

Diabetes é a incapacidade do pâncreas de produzir insulina.

A insulina é um hormônio que   tem como papel reduzir a glicemia, permitindo que o açúcar presente no sangue penetre as células, como fonte de energia.

Existem alguns tipos de Diabetes e os mais comuns são:

Pré-diabetes é o termo usado para indicar um potencial para desenvolver a doença, em pacientes que possuem níveis de glicose mais altos no sangue. O paciente tem a oportunidade de reverter o quadro impedindo a evolução da doença com mudanças alimentares e com a prática de exercícios regulares

Diabetes Tipo 1 que atinge cerca de 5 a 10% dos pacientes diagnosticados com a doença e geralmente, aparece na infância ou adolescência, podendo ser diagnosticado em adultos também. Seu tratamento é realizado com insulina, atividades físicas e planejamento alimentar.

Diabetes Tipo 2 geralmente ocorre em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade, apesar de também fazerem parte das ocorrências, os jovens devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse da vida urbana.

Diabetes Gestacional é o aumento da resistência à ação da insulina durante a gestação e podem ou não persistir após o parto.

Por isso é importante consultar sempre um especialista e fazer exames de rotina, para se certificar de que está tudo bem ou até mesmo evitar a doença.

Comments are closed.