CONHECE A VITAMINA B12?

Existem vitaminas do complexo B que possuem efeitos importantes na nossa vida e nas funções cerebrais.

São elas:

Vitamina B1 – tiamina

Importante para o sistema nervoso. A deficiência dessa vitamina pode levar a uma doença chamada beribéri, que afeta os sistemas nervoso e cardiovascular.

Principais fontes: carnes vermelhas, gema de ovo, grãos integrais, peixes e leguminosas.

Vitamina B2 – riboflavina

Importante para a formação das células vermelhas do sangue. Sua deficiência causa fraqueza, sensibilidade nos olhos, dermatite e anemia.

Principais fontes: leite e seus derivados, vegetais de folhas verdes e vísceras2.

Vitamina B3 – niacina

Sua deficiência leva à inflamação das mucosas da boca e do trato gastrointestinal.

Principais fontes: carnes vermelhas magras, aves, peixes, amendoins, leguminosas e levedura de cerveja.

Vitamina B5 – ácido pantotênico

Atua no metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares, na conversão de energia, na formação de anticorpos.

Principais fontes: cereais, vísceras, cogumelos, sementes de girassol, carne de frango, peixes e abacate.

Vitamina B6 – piridoxina

Ajuda a metabolizar carboidratos, ácidos graxos e purinas, fora sua ação direta na formação de pele, unhas e cabelos.

Principais fontes: fígado, ovos cozidos, salmão, abacate, carne de porco, batata doce e oleaginosas.

Vitamina B9 – ácido fólico

Sua deficiência é indicada por menos células vermelhas do sangue, fraqueza, fadiga, irregularidades cardíacas, falta de ar, falta de concentração, queda de cabelos e feridas na boca.

Principais fontes: vegetais de folhas verde-escuras, leguminosas, amendoim, sementes de girassol, cereais, vísceras, frutos do mar e ovos.

Vitamina B12 – cobalamina

Parte importante no metabolismo das proteínas e na absorção do ácido fólico. Sua deficiência pode levar à anemia megaloblástica.

Principais fontes: leite e seus derivados, carne vermelha, vísceras, peixes e ovos.

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